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MATÉRIA: Fortalecendo a imunidade

MATÉRIA: Fortalecendo a imunidade


A imunidade refere-se ao conjunto de defesas que nosso corpo possui contra substâncias estranhas com as quais nos deparamos ao longo da vida.  Ela pode ser inata (linha de defesa com a qual já nascemos), ou adquirida (linha de defesa estimulada ao primeiro contato com tais substâncias agressoras).

Alimentar-se bem e manter uma rotina de vida saudável é importantíssimo para o fortalecimento do seu sistema imunológico e prevenir muitos tipos de doenças.

Entretanto, o que poucos sabem é que a mudança de hábitos simples, como ter mais horas de sono ou iniciar atividades físicas também auxiliam bastante as células do corpo a se defenderem.

Separei algumas dicas simples para o fortalecimento de nossa imunidade:

Consuma vitaminas naturais, como ingestão de abacaxi, kiwi, limão e acerola que são ricos em vitamina C. Já vegetais verdes escuros são uma ótima fonte de vitamina E. O Ômega 3 é encontrado em peixes como atum, sardinha e salmão.  O consumo de castanhas e cereais também ajuda muito o sistema imunológico.

A cúrcuma ou açafrão da terra, por exemplo, tem ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana. O gengibre, além de eliminar as bactérias nocivas ao organismo, aumenta as defesas do corpo, bem como a cebola e o alho que são antibacterianos e antifúngicos. Outro que também tem ação antioxidante é o própolis, indicado para o aumento da imunidade.

Tomar um pouco de sol todos os dias, trará aumento de vitamina D, importantíssimo para o fortalecimento dos ossos e das defesas do sistema imunológico. Lembrando sempre que o horário ideal para se expor ao sol, é de preferência até às 10h e depois das 16h.

A hidratação também é fundamental para o bom funcionamento do organismo. O recomendado é ingerir pelo menos 2 litros de agua por dia. A prática de exercícios físicos regularmente, também ajudará a reduzir o estresse e aumentar a produção de anticorpos no organismo.

Manter um bom sono e repouso, com pelo menos 8 a 10 horas por noite, o fará controlar o estresse bem como estará mais disposto no dia seguinte. Descansar ao máximo seu corpo e mente.

Outra dica importante é a redução do consumo de alimentos industrializados, pois são cheios de conservantes e outras substâncias prejudiciais à saúde.

Esteja atento e cuidado com as dietas muito restritivas e hipocalóricas, mantenha uma dieta equilibrada. Pois se reduzir muito as calorias ou cortar os nutrientes essenciais, poderá também baixar muito as defesas do organismo.

Por fim, o uso de chás antioxidantes como chá verde, hibisco, romã, gengibre, cúrcuma e maçã com canela melhoram o metabolismo, auxiliando na defesa do organismo como um todo.

Fortalecer a imunidade do nosso coro não é tão difícil, basta ter bons hábitos diários e cuidar bem de nossa alimentação.

Mas você pode se perguntar, como saber se estou com baixa imunidade?

Você deve prestar atenção aos sintomas como infecções, febre e calafrios, cansaço excessivo, diarreia, náuseas e vômitos que são alguns sinais de alerta. Se você se identificou, comece o quanto antes a se cuidar!

Texto: Silvia Alves Ferreira Antunes - Fotos: Thiago Claudino | Lucas Gonçalves - E-mail: pibanchieta01@gmail.com - Instagram e Facebook: @pibamultisite