arrow_drop_down
MATÉRIA: Comparação x Inspiração

MATÉRIA: Comparação x Inspiração

Tornou-se muito comum em nossa sociedade nos compararmos com outras pessoas, sejam elas artistas, influenciadores digitais ou alguém que convive em nosso meio social e isso tem uma influência tão grande em nossas vidas que pode acabar gerando problemas psicológicos e grandes impactos para nossa autoestima. Mas você sabe a diferença entre se comparar à alguém e se inspirar? Se não sabe vamos descobrir juntos.

Comparação é o ato ou efeito de comparar o que difere ou se assemelha a algo ou alguém. E quando isso acontece o indivíduo se coloca sob medida de alguém que não possui as mesmas necessidades, desejos e realidades. Hoje em dia a pressão estética não tem mais idade, a gente pode até se parecer com alguém, mas somos únicos e portados de singularidades. Por este fato, isso pode nos prejudicar em termos psicológicos e nos distanciar de nós mesmos em relação ao autoconhecimento.

Em contrapartida, a inspiração é quando utilizamos da imagem ou vida de alguém como forma de alavancar nossa capacidade criativa e inovadora. Um exemplo onde é muito comum acontecer é no meio digital fitness, onde vemos diversas histórias de pessoas que mudaram de vida não só por estética, mas por saúde e superação pessoal e isso é inspirador! Mas não se resume só à isso.

Podemos nos inspirar em pessoas que estão perto de nós e que admiramos, de forma a ter uma base para construirmos nós mesmos. Inspirar-se não é copiar, mas sim aproveitarmos do exemplo de alguém afim de começarmos a moldar nós mesmos; ela apenas abre caminhos para novos horizontes nos dando a possibilidade de escrever nossa própria história.

Comparar-se negativamente com os outros te leva a pensar que você só tem peculiaridades ruins e eu tenho certeza que Cristo não quer que pensemos dessa forma. Em Romanos 9:23, fala que Deus quis mostrar como é grande a glória que Ele derramou sobre nós, e se temos a glória de Deus certamente alcançaremos lugares de bênçãos sem precisar nos comparar ou diminuir à alguém.

Texto: Skassely Barbosa - Fotos: Thiago Claudino | Lucas Gonçalves - E-mail: pibanchieta01@gmail.com - Instagram e Facebook: @pibamultisite