arrow_drop_down
MATÉRIA: A escolha profissional

MATÉRIA: A escolha profissional


Segundo C. Jung, “o trabalho deve ser a manifestação natural do que naturalmente se faz bem”. A escolha da profissão, atividade, uma carreira não é algo simples. Uma decisão que envolve a análise de muitos critérios e requer, muita reflexão para a tomada de decisão. Normalmente o acerto de nossas decisões está relacionado à quantidade de informações que temos a nossa disposição sobre o assunto e da maturidade e autonomia no momento da decisão.

Os jovens sempre demonstram energia, coragem e disposição nas suas escolhas, mas é inegável que, necessitam de apoio para refletir sobre o futuro e planejar com tempo e dedicação sobre o que provavelmente norteará sua vida por todo seu futuro: sua carreira. Buscar informações, conhecimentos sobre o mercado das profissões e tendências para o futuro, autoconhecimento e percepção das aptidões e talentos naturais pode facilitar as decisões e aumentar o índice de acerto na escolha.

Por que é importante? A carreira profissional é uma preocupação que atinge jovens, educadores, pais, empresas e toda a sociedade, a orientação profissional pode ser uma grande contribuição para escolhas mais adequadas, profissionais mais felizes e empresas mais produtivas, gerando profissionais mais competentes. Caso contrário, teremos futuros profissionais ineficazes pois não terão rendimento satisfatório naquilo que trabalham.

Um dos caminhos é a busca por orientação profissional que proporciona ao futuro profissional, informações sobre suas habilidades, interesses, valores e outras potencialidades com o intuito de direcionar melhor todas essas características para profissões onde este jovem se completará e suas habilidades sejam ampliadas de forma eficaz.

Existem testes vocacionais feitos gratuitamente pela internet, mas se ainda sim houver dúvidas sobre qual profissão seguir, existem psicólogos e empresas especializadas em orientar o cidadão em sua escolha.

Uma dica: busque uma profissão, faça sua escolha e peça confirmação do Senhor se a sua escolha profissional é aquela onde Ele quer que você esteja. Outra dica: escolha a profissão que tenha mais haver com você e te faça feliz. Não caia na cilada de estudar algo que seja a profissão do momento, ou que seja “a que mais está dando dinheiro”, (dinheiro nenhum trará sua realização pessoal como profissional se você não fizer aquilo que gosta). Então, ao escolher uma profissão, estude o que cada profissão oferece e analise a abordagem de cada uma, tenha certeza daquilo que você escolheu e tenha sempre em mente que essa escolha será crucial para o seu futuro.

Texto: Alan Groberio - Fotos: Thiago Claudino | Lucas Gonçalves - E-mail: pibanchieta01@gmail.com - Instagram e Facebook: @pibamultisite