arrow_drop_down
MATÉRIA: Durma bem!

MATÉRIA: Durma bem!


Como anda seu sono diário? Você tem dormido direito? Tem dormido muito ou pouco? Tem passado a madrugada em claro ou tem dormido a tarde durante todo esse tempo difícil que temos enfrentado?

Então vamos falar um pouco sobre o sono ideal na vida do ser humano e como podemos administrá-lo ao longo dos dias.

Bom, para começar, todos sabemos que precisamos descansar depois de um longo e cansativo dia de trabalho, estudo ou treino. O sono faz parte da nossa saúde física, mental, emocional e até espiritual.

Uma pessoa necessita de 8 horas de sono por dia, mas infelizmente, mais da metade das pessoas não cumpre com essas 8 horas ideais de sono e descanso por diversos motivos: trabalho prolongado, preocupações, estudos, afazeres domésticos, etc.

O sono nos repõe as energias, ameniza o estresse, nos faz descansar a mente e o corpo que durante o dia nos mantiveram em ação. Nós devemos tirar sempre oportunidades para tirar um sono pela nossa saúde.

Existem pessoas de todas as idades que preferem dormir muito tarde, trabalhar e estudar até altas horas sem necessidade, jogar games eletrônicos, maratonar séries ou filmes e se perdem com o horário e com isso, não tiram uma boa noite de sono, achando que no dia seguinte um sono de manhã ou de tarde será o suficiente. Mas não é assim que funciona! Tome cuidado!

O ser humano é um ser diurno e não noturno. Seu corpo, suas funções mentais e biológicas são adaptadas para agir e reagir durante o dia, quando nossos sentidos estão mais apurados e sensíveis. É a nossa criação e não podemos questionar isso.

Alguns animais e plantas são adaptados para viverem uma vida noturna, mas nós não. Mesmo que tentamos nos adaptar a uma vida noturna na madrugada, temos que ter consciência que isso não é saudável para nós.

Hoje em dia vejo uma geração de adolescentes e jovens que madrugam sem necessidade alguma com jogos eletrônicos e internet, mas acreditem, isso é prejudicial para cada um deles.

Quando converso com meus alunos sobre o tema, vejo o quanto alguns não estão nem aí para o que acontece, outros até tentam se adaptar à rotina diurna novamente e outros até escutam e conseguem se orientar em relação a isso, porém, percebo também que, como são muito novos, não depende só deles esta mudança de rotina, ou seja, os responsáveis devem supervisionar as horas de sono dos filhos e impor limites e horários em seus afazeres diários.

O que devemos lembrar é de dormir sempre que pudermos. Aliás, tem coisa melhor que tirar um soninho depois de um longo dia de trabalho, ou depois do treino e da maratona de estudos? Pois é, dormir faz bem, é essencial e indispensável!

Texto: Rômulo Viganôr - Fotos: Thiago Claudino | Lucas Gonçalves - E-mail: pibanchieta01@gmail.com - Instagram e Facebook: @pibamultisite