arrow_drop_down
MATÉRIA: 3 Fundamentos do planejamento  pessoal

MATÉRIA: 3 Fundamentos do planejamento pessoal


É de praxe em minha rotina no DP (departamento pessoal) ter uma agenda cheia de anotações e recados do trabalho para me nortear ao decorrer da semana, adotar o velho hábito de anotar a mão coisas importantes melhorou em 100% minha produtividade.

Com isso eu percebi que ao anotar o que eu deveria fazer no dia seguinte, consegui realizar todas as minhas tarefas. É estranho, mas em dias que não tinham anotações sempre ficava algo pendente, mas quando haviam as anotações o dia parecia ser mais produtivo. Definitivamente eu passei a escrever tudo, vai por mim a sensação de riscar ou inserir um “ok” na frente da tarefa realizada é maravilhosa!

Portanto, eu reparei que tudo girava em torno do meu planejamento e a forma com que eu organizava tudo, então resolvi trazer hoje pequenos benefícios do PEP (Planejamento Estratégico Pessoal), antes de tudo, qual a definição do PEP? O PEP é uma ferramenta de organização que engloba técnicas de mudanças interiores, posturas e hábitos relacionados ao gerenciamento da vida.

Ele é muito usado por pessoas que planejam a longo prazo, como caminhos para conseguir um bom emprego, comprar um carro, casar e etc., mas aqui vou citar para pequenas ações que podem acrescentar na sua vida independente do prazo que você optar. Observe:

- O PEP proporciona uma maior organização pessoal:

Esse processo lhe permite colocar na ponta da caneta objetivos e metas a serem batidas num determinado tempo o que significa que, após concluída a primeira parte do ciclo, uma possível segunda fase pode ser iniciada.

- Potencializa a utilização do tempo:

Ter por escrito seus objetivos te ajuda a priorizar suas tarefas importantes e a fugir de distrações, visto que, imprevistos acontecem e pode ser necessário adequar seu plano a uma nova realidade.

- Desenvolve habilidades pessoais e reduz hábitos negativos:

A sensação de se sentir produtivo é ótima, a possibilidade de descobrir novas habilidades que você nem imaginava ter ao manter uma vida organizada, também! Com o passar do tempo você estará automaticamente fugindo de hábitos negativos e vivendo uma vida equilibrada.

Todavia, saber exatamente onde quer chegar e monitorar constantemente o seu PEP é essencial para o sucesso e alcance dos seus objetivos, sejam eles diários, semanais ou temporais. Portanto, crie esses hábitos positivos e mude sua rotina, não tenha dúvida que sua vida vai melhorar.  

Texto: Skassely Barbosa - Fotos: Thiago Claudino  | Lucas Gonçalves - E-mail: pibanchieta01@gmail.com - Instagram e Facebook: @pibamultisite